Províncias

Malanje forma especialistas de Saúde

Filipe Eduardo | Malanje

Cursos de Nefrologia, Anestesiologia, Reanimação, Cuidados Intensivos e de Especialização de Parteiras começam a ser ministrados a partir do próximo dia 24, em Malanje, na Escola de Formação de Técnicos de Saúde (EFTS).

Para o curso de Nefrologia estão matriculados 12 alunos, 19 para o de Anestesiologia, 23 para o curso de Cuidados Intensivos e 28 para Especialização de Parteiras. Os alunos inscritos são oriundos das províncias do Cuanza Norte, Malange, Lunda Norte, Lunda Sul e Moxico.  Quatro especialistas, dos quais três cubanos e um angolano, apoiados por 12 professores, vão ministrar as aulas, que têm a duração de 18 meses.
A instituição ministra igualmente os cursos médio técnico de Enfermagem e de Auxiliares de Técnicos Médios de Saúde.
O projecto de especialização de técnicos faz parte da política dos ministérios da Educação e da Saúde, destinada a melhorar a qualidades dos serviços de Saúde.    
A instituição, tutelada por esses dois ministérios e administrada pelo Governo Provincial de Malanje, tem como missão formar técnicos com elevado nível teórico e prático, capazes de utilizar as tecnologias que contribuam para a melhoria dos serviços da saúde.

Tempo

Multimédia