Províncias

Malanje realizou encontro provincial

Luisa Victoriano| Malanje

O vice-governador de Malanje para a Esfera Económica, Domingos Eduardo, apelou sexta-feira aos jovens, no Quéssua, a pautarem pela formação académica e profissional, para garantir a sua inserção no mercado de trabalho.

O governante falava no acto de abertura do encontro provincial sobre a delinqüência juvenil, promovido pela Direcção Provincial da Juventude e Desportos, sob o lema “Unidos, contra
A juventude, que constitui a maior percentagem da população angolana, deve evitar todas as práticas  que violam as normas de convivência no seio das comunidades e partir para a realização de actividades que contribuem positivamente para a sociedade. 
A problemática da delinquência juvenil preocupa o Governo Provincial, tendo em conta o elevado número de crimes praticados por jovens em idade activa.
O combate deste mal passa necessariamente pelo envolvimento de todos. O comandante provincial da Polícia Nacional em Malanje, comissário António Bernardo, disse que durante o ano de 2013 foram registados 94 crimes de natureza diversa,  praticados na sua maioria por jovens, com idades compreendidas entre os nove e 15 anos.
Destes crimes, 40 são contra pessoas, sendo 19 de violações de menores, ofensas corporais voluntárias com 23 casos, quatro de homicídio pré-intencional e igual número de ocorrências de tentativa de violação, suposto envenenamento e homicídio involuntário. António Bernardo apontou os municípios de Malanje, Cambundi-Catembo, Calandula, Cangandala, Kunda-dia-Base e Massango como os que registam elevados índices de criminalidade a nível da província. No encontro participaram membros do Governo Provincial, administradores municipais, directores e delegados provinciais, associações juvenis, religiosas, partidárias, filantrópicas, estudantes e membros do Conselho Provincial da Juventude.
O objectivo do encontro foi a recolha de subsídios para criar estratégias para a redução do índice de delinquência juvenil no seio das comunidades. Os temas abordados estão relacionados com o ponto da situação da delinquência em Malanje, causas e suas consequências, legislação sobre a delinquência e papel da família na prevenção da delinquência.

Tempo

Multimédia