Províncias

Malanje tem mais uma escola primária

Venâncio Victor|Malange

Uma escola do ensino primário, com seis salas de aulas, no bairro da Carreira de Tiro, na cidade de Malanje, foi inaugurada pelo governador Norberto dos Santos “Kwata Kanawa”, no quadro de um programa da Sinohidro, empresa chinesa de construção civil.

O Governo Provincial de Malanje vai continuar a desenvolver esforços especiais a nível da Educação particularmente na construção de infra-estruturas
Fotografia: Arimateia Baptista|

A escola primária nº 128 “Amizade Comandante Jika 2”, construída de raiz e oferecida pela construtora chinesa  que opera na província, possui dois gabinetes equipados, secretaria e sala de professores.
A par da escola, a Sinohidro ofereceu também 30 mil peças de roupa e calçado, para alunos do ensino primário de Malanje.
O governador Norberto dos Santos disse que as autoridades endereçaram também pedidos à Sonangol e outras empresas que operam na região, com o objectivo de se adquirir calçado para os alunos, uma vez que boa parte deles frequenta a escola descalça.
O Governo Provincial adquiriu grande quantidade de calçado, para ser distribuído em breve às crianças dos municípios do interior.
O bairro da Carreira de Tiro vai acolher os seis mil fogos habitacionais da centralidade de Malanje. O governador provincial garantiu esforços para a construção de uma sala multiusos a nível da escola primária nº 128 “Amizade Comandante Jika 2”, com vista a facilitar a prática do desporto na instituição.

Aposta na criança

O director-geral da construtora Sinohidro, Lim Anming, disse que a iniciativa se enquadra no quadro das responsabilidades sociais da empresa, para a melhoria das condições de vida das crianças.O investimento no sector da Educação, principalmente na área infantil, constitui uma das bases fundamentais e o alicerce para a edificação e desenvolvimento de qualquer nação, disse o responsável chinês.A Sinohidro opera em Malanje desde 2005.
 Durante este período executou várias obras de impacto social, com destaque para a construção e ampliação do hospital regional de Malanje e municipais de Caculama e Cangandala, além de duas escolas do ensino secundário. Lim Anming reiterou o compromisso de continuar a colaborar com o Governo Provincial de Malanje e com os seus munícipes, para o desenvolvimento da província, assim como no reforço das relações entre Angola e China.

Bairro da Cahala

O governador provincial de Malanje, Norberto dos Santos inaugurou também uma escola do ensino primário, no bairro da Cahala, para acolher mais de mil alunos no presente ano lectivo.
 Norberto dos Santos apelou às crianças para a preservação e conservação do empreendimento, tendo ordenado igualmente a instalação de espaços verdes (jardins), no pátio da escola.
O dirigente manifestou a vontade do Governo Provincial em continuar a dedicar esforços especiais a nível do sector da Educação, particularmente no capítulo de construção de infra-estruturas.

Tempo

Multimédia