Províncias

Maternidade de Caculama regista grandes melhorias

Sónia Maria | Caculama

A assistência na maternidade do Hospital Municipal de Caculama, em Malanje, está a registar melhorias, com a instalação de novos equipamentos e do reforço de técnicos, desde Abril último, informa um relatório da instituição divulgado ontem.

Falta de informação leva mulheres grávidas a não comparecerem nas consultas
Fotografia: Jornal de Angola

A instalação de novos equipamentos e o aumento de pessoal fez com que entre Abril e Junho, a maternidade realizasse 112 partos, contra os 85 em igual período do ano anterior.
O relatório da maternidade refere que a fraca frequência das mulheres grávidas nas consultas de ginecologia durante o período de gestação tem sido motivada pela falta de informação, de tabus e de alguns preconceitos.
Para mitigar estes problemas, na unidade de atendimento clínico à mulher e ao recém-nascido do Hospital Municipal de Caculama são realizadas palestras sobre infecções transmissíveis sexualmente, cancro do colo do útero, além de outras informações úteis à saúde das mulheres.
A adesão das mulheres às palestras, salienta o relatório, permitiu a redução das mortes materno infantis e os níveis de chegada tardia das mães parturientes à unidade clínica.
A direcção municipal  da saúde de Caculama está a fazer esforços para acabar com o recurso ao tratamento tradicional, que nas zonas distantes da sede municipal, ainda vem concorrendo com a ciência, o que, em muitos casos, tem criado vários embaraços aos serviços sanitários.
A maternidade do Hospital Municipal de Caculama conta actualmente com duas médicas especializadas, para além de cinco técnicas médias.

Tempo

Multimédia