Províncias

Mau estado da via impede escoamento de produtos agrícolas

Adriano Sapalo | Malanje

O mau estado das vias de acesso à comuna do Lemba, no município de Kunda dia Base, a  209 quilómetros da cidade de Malanje, tem criado vários transtornos ao processo de escoamento dos produtos agrícolas ali cultivados, disse no sábado a  soba da comuna.

A rainha Lucinda Kilebo referiu que a localidade produz batata-doce, mandioca, jinguba e milho  mas o estado de degradação das vias   impossibilita o escoamento para a comercialização noutras partes da região.
A rainha Kilebo disse que o município necessita de pequenas moageiras para a produção da fuba de bombó, pois os produtos acabam por se estragar, por estarem muito tempo armazenados em péssimas condições.  “Para  comercializar  os nossos produtos temos de os transportar à cabeça até ao município-sede,  porque as estradas estão degradadas e os carros não circulam”, disse Lucinda Kilebo.
A soba aconselhou  o reforço das estratégias de diversificação da economia nacional,  que passa pelo aumento da produção agrícola e pela disposição de serviços de água potável e de energia.
Ao manifestarem a preocupação durante a visita de constatação do governador provincial de Malanje, Norberto dos Santos, as autoridades tradicionais e a população local apontaram problemas ligados aos vários sectores, como o  da Saúde, Educação, Energia e Água e Telecomunicações.

Tempo

Multimédia