Províncias

Melhorado abastecimento na comuna de Ngola Luije

Luísa Victoriano | Malanje

Os sectores do Lau e Quimbamba, na comuna de Ngola Luije, a 30 quilómetros da cidade de Malanje, têm desde sexta-feira sistemas de abastecimento e de tratamento de água potável.

Água volta a jorrar nas torneiras da comuna
Fotografia: Eduardo Pedro

Inaugurados pelo vice-governador para os serviços Técnicos e Infra-Estruturas, Gabriel Pontes, a construção dos sistemas de tratamento de água esteve a cargo da Empresa de Construção Civil, Ambiente e Energia de Água (Ambergol).
Os reservatórios, com quatro lavandarias e igual número de chafarizes, têm capacidade de 25 e 70 metros cúbicos cada de armazenamento, que vão permitir a distribuição de 70 litros para cada pessoa, instituições escolares, postos de saúde e policial.
Além dos sistemas de distribuição de água, o vice-governador de Malanje para os serviços Técnicos e Infra-Estruturas inaugurou um posto policial que comporta áreas administrativas, como posto de comando, segurança pública, sala de reuniões, serviço de sector, gabinete do comandante, área de logística, refeitório, duas celas e igual número de casernas, sendo uma feminina e outra masculina.
 O administrador municipal de Malanje, Osvaldo Naval dos Santos, referiu que a unidade policial chegou em boa hora, tendo em conta que os pequenos casos de criminalidade nas comunidades vão encontrar outras respostas por parte das forças da Ordem Pública.
O soba da regedoria de Quimbamba, João Manuel, mostrou-se satisfeito com a instalação dos serviços e agradeceu os esforços que o Governo Provincial desenvolve em diferentes sectores, para garantir melhores condições de vida à população.
Outras inaugurações têm lugar esta semana, no âmbito das comemorações do 4 de Abril, Dia da Paz e da Reconciliação Nacional, com relevância para a Delegação Provincial das Finanças, Centros de Saúde dos bairros da Maxinde e da Vila Matilde, Pavilhão de Artes e Ofícios, Armazém Comunitário, casas para técnicos, uma unidade hoteleira e a casa de cinema, denominada “Njinga Center”.

Tempo

Multimédia