Províncias

Melhorias assinaláveis em comunidades locais

Francisco Curihingana | Malanje

As autoridades administrativas do município do Quela, na província de Malanje, continuam apostadas na melhoria das condições de vida da população. De acordo com o administrador do município, Ananias Gomes, no ano passado foram construídas 15 novas salas de aulas, das quais 11 de carácter definitivo.

Durante o ano passado aumentou o número de crianças inseridas no sistema de ensino
Fotografia: Carlos Paulino

O prosseguimento desta dinâmica vai contribuir para a inserção de todas as crianças no sistema de ensino, o que vai permitir declarar o município do Quela livre de alunos fora do sistema de ensino.
No domínio da Saúde, acrescentou Ananias Gomes, foram abertos dois novos postos de saúde e uma maternidade, que aguardam equipamentos para servirem as populações. O objectivo a ser perseguido no domínio da saúde, é colocar um posto num raio de cinco a dez quilómetros e permitir que as populações não encontrem dificuldades, no que toca à assistência médica e medicamentosa, à luz da meta sugerida pela Direcção Provincial da Saúde.
O responsável garante dias melhores com as obras em curso na via rodoviária que liga as comunas dos Bângalas e Moma, a sede do município à Missão dos Bângalas.
No domínio da energia e águas foram igualmente registados avanços, com o alargamento da rede de distribuição de energia e água, para todos os bairros da sede municipal.
O município, que fica situado 115 quilómetros a nordeste da cidade de Malanje, tem 21. 847 habitantes, maioritariamente camponeses, que praticam a agricultura de subsistência, caça e ocasionalmente a pesca.

Tempo

Multimédia