Províncias

Merenda escolar reduz absentismo

Sónia Maria | Caculama

A distribuição da merenda escolar nos estabelecimentos de ensino primário em Caculama está a incentivar a assiduidade das crianças nas escolas, de acordo com o chefe de Repartição Municipal da Educação, Paulo Quissunga.

“Os resultados do investimento de 43 milhões de kwanzas feito este ano para melhorar a merenda escolar no município de Caculama estão à vista. Quase seis milhões de alunos beneficiam deste bem, que fez diminuir o número de desistências”, disse Paulo Quissunga.
A prioridade vai para as escolas do meio rural. O projecto contemplou as escolas de três comunas, incluindo as da sede municipal.
O lanche, constituído por bolachas, sumos e refrigerantes, está a criar um espírito de pontualidade e bons resultados académicos, objectivo do projecto.
“No ano lectivo passado, os resultados foram animadores: 89 por cento de aprovações. Em relação a 2012 há uma diferença de 15 por cento. Isso mostra que a assimilação também é positiva.”
A Repartição de Educação realizou uma jornada de campo, durante duas semanas, com o objectivo de encorajar os encarregados de Educação a encaminhar os seus educandos aos estabelecimentos de ensino.
No ano transacto, dos 4.961 alunos matriculados, 1.954 passaram de classe. As aulas são ministradas por 430 professores e 12 bolseiros da ADPP.

Tempo

Multimédia