Províncias

Milhares de Bilhetes emitidos pelos serviços de Identificação

Adriano Sapalo e Francisco Curihingana | Malanje

Um total de 7. 168 bilhetes de Identidade, dos quais  4. 611 isentos de emolumentos, foi emitido pela Delegação Provincial do Ministério da Justiça em Malanje, durante o terceiro trimestre deste ano.

Fotografia: JaImagens.com

Os dados foram revelados durante a quinta sessão ordinária do governo provincial, tendo sublinhado que, no período em análise se emitiu ainda 13. 806 registos de nascimento, dos quais 5. 638 de cidadãos menores de 14 anos de idade. Durante a sessão, orientada pelo governador Norberto dos Santos “Kwata Kanawa”, os membros do conselho provincial, ao analisar o sector da Educação, constataram com satisfação o processo de avaliação do resultado da aprendizagem dos alunos no início de cada trimestre.
No que se refere à obrigatoriedade e gratuidade da educação,  foram asseguradas as condições materiais de forma a que as escolas primárias e as do primeiro ciclo do ensino secundário possam funcionar sem recurso à comparticipação dos pais e encarregados  de educação, para as despesas relacionadas com o material didáctico.
Quanto ao sector da Saúde, os membros do conselho provincial reconheceram que houve uma redução de traumatismos por acidentes rodoviários, ao registarem 838 casos, contra os 1. 699 de igual período do ano anterior. A malária, refere o comunicado, continua a ser a principal causa de mortes na província com o registo de 1.282 óbitos, dos 31.121 casos. Para o efeito, o Governo recomendou à Direcção Provincial da Saúde no sentido de intensificar as campanhas de pulverização e de educação sanitária nas comunidades e melhorar a prestação de cuidados de saúde à população.

Plano de acções

No decorrer dos trabalhos, os participantes apreciaram e aprovaram o plano de acção provincial para 2017, que se apresenta como instrumento da implementação anual dos objectivos do plano provincial de desenvolvimento 2013/2017, que deverá possibilitar a prossecução dos principais desafios definidos pelo Executivo para o mesmo período, que assentam nos seus eixos fundamentais.
Os membros do concelho provincial  comprometem-se a cumprir, com rigor, o plano de acção, com vista a contribuir para o processo de crescimento e desenvolvimento da província da imponente palanca negra gigante. Em relação aos meios de comunicação,  os participantes ao encontro foram informados sobre a segunda edição provincial do Prémio de Jornalismo, ganho pela jornalista do Centro de Produção da Televisão Pública de Angola, Vitória de Fátima. 
Foram também analisadas informações sobre os resultados definitivos do Censo Geral da População e  do processo de registo eleitoral.

Tempo

Multimédia