Províncias

Milhares de candidatos concorrem à docência

Luisa Victoriano

Um total de três mil  686 candidatos concorre para mil 174 vagas disponíveis  para professores de vários níveis , informou à imprensa o director províncial da Educação de Malanje,  Gabriel Boaventura.

Ensino primário na província de Malanje tem disponíveis 500 vagas para professores
Fotografia: JAIMAGENS

O responsável disse que o ensino primário tem disponíveis 500 vagas , o  primeiro ciclo do ensino secundário 374, o segundo ciclo do 8.º escalão 84 e o segundo ciclo do 6.º escalão  270.
“Este concurso público será realizado a nível dos municípios  e as candidaturas  estão a ser entregues directamente nas repartições municipais. Para o efeito, foram criadas comissões técnicas”, disse Gabriel Boaventura, para adiantar que “as provas serão aplicadas por disciplinas, no caso do primeiro e segundo ciclo do ensino secundário”. Gabriel Boaventura informou  que a afixação dos tópicos para as provas começou ontem e que no dia 3 de Julho realizam-se os testes .
“O número de vagas para inserção de novos professores vai satisfazer as necessidades do sector na ordem de 80 por cento”, disse.

Docentes desactivados
O director da Educação em Malanje disse que os quadros do sector que foram  desactivados do sistema financeiro do Ministério das Finanças devem entregar todos os documentos solicitados há dois anos,  na altura  do cadastramento biométrico.
Explicou que  na referida altura muitos destes professores foram cadastrados  como trabalhadores com baixa médica, mas não apresentaram os respectivos comprovativos.   Dos 606 funcionários que estavam abrangidos por esta situação,  452  vão ter  os salários normalizados no final do mês em curso”, assegurou Gabriel Boaventura .

Emissão de Bilhetes de identidade grátis
 Crianças de várias instituições escolares tiveram acesso ao processo de emissão de  Bilhete de Identidade grátis, através de um  projecto conjunto entre o Ministério da Justiça e Direitos Humanos e o Ministério da Educação.
Gabriel Boaventura disse que o referido projecto  teve início em Malanje no passado mês de  Maio e  até no final do ano prevê-se a expansão pelos 14 municípios da província.

Tempo

Multimédia