Províncias

Milhares de toneladas colhidas em Malanje

Venâncio Victor | Malanje

Mais de 2.123.646 toneladas de produtos agrícolas foram colhidas na província de Malanje na campanha de 2012/2013 na província de Malanje, anunciou o director da Agricultura,Desenvolvimento Rural e Pescas.

Director do sector da Agricultura João Manuel pediu o aumento da produção da mandioca
Fotografia: Pedro Miguel

João Manuel, que fez a revelação num encontro com empresários agrícolas, criadores de gado e associações de camponeses, referiu que entre os produtos colhidos cerca de um milhão de toneladas são de mandioca, quantidade considerada irrisória. O director provincial do sector, face a esta realidade, pediu aos agricultores que aumentem a produção da mandioca.
João Manuel recordou que no ano passado foram cultivados, além da mandioca, feijão, jinguba, batata rena, batata-doce e arroz em mais de 160.414 hectares e que 96.126 famílias camponesas, 1.026 associações e 93 cooperativas receberam assistência técnica da Direcção da Agricultura.

Crédito de campanha

Quanto ao crédito de campanha, disse terem sido aplicados 119 milhões de kwanzas dos 490 milhões solicitados pelos camponeses da região e que dois milhões já foram reembolsados.
João Manuel reiterou o compromisso do Governo Provincial de estabelecer parcerias com as várias instituições com vocação agrícola, como a Câmara do Comércio e Indústria e a Confederação de Camponeses, bem como organizações não-governamentais angolanas, entre elas a Acção para o Desenvolvimento Rural e Ambiente e a Caritas.
O director provincial referiu que foram registados 20.497 bovinos e anunciou medidas disciplinares aos criadores de gado, a maioria concentrada no município do Cacuso, que tragam animais para a província sem contactarem os serviços veterinários.
As capturas de pescado nos rios Kwanza, Cuije e Lucala chegaram no ano passado a 428 toneladas, em parte devido à entrega aos pescadores de embarcações com motores.

Tempo

Multimédia