Províncias

Município de Caculama necessita de investidores

Sonia Maria | Caculama

O administrador de Caculama convidou os empresários nacionais e estrangeiros a investirem no município, para permitir o seu rápido crescimento socioeconómico e um desenvolvimento sustentável.

Miguel Serrote, que falava ao Jornal de Angola, referiu a necessidade de investimento por parte de empresários para facilitar a reactivação do comércio, com a abertura de vários estabelecimentos para a venda de bens de primeira necessidade.
Actualmente a população é forçada a percorrer mais de cinquenta quilómetros, até a cidade de Malange, para poder adquirir bens alimentares, electrodomésticos, mobiliário e até mesmo pequenos serviços.
 “Existem  alguns mercados informais que se dedicam à venda de produtos agro-pecuários, produzidos localmente, mas ainda são insuficientes”, realçou, manifestando “total disponibilidade” das autoridades em acolher os investidores.

Conselho de auscultação

O perfil e o programa integrado de desenvolvimento rural e de combate à pobreza do município de Caculama, para este ano, foram analisados numa reunião do conselho de auscultação e concertação social. No encontro, que participaram funcionários da administração local, entidades religiosas e tradicionais, associações de camponeses, professores, estudantes e membros da sociedade civil, foram esclarecidas as vantagens de um perfil do município, nomeadamente sobre o direito de exercício da cidadania pela população.
O administrador de Caculama, Miguel Serrote Gio, disse que o programa integrado de desenvolvimento rural e de combate à pobreza, em curso  no país,  está avaliado em mais de 191 milhões e 500 kwanzas,  contemplando cerca de 60 acções nos domínios da saúde, educação, água, saneamento básico e recuperação das vias de comunicação.
Numa primeira fase, disse o responsável, vão ser construídas mais escolas, postos de saúde e salas para partos no bairro Xissa, enquanto na comuna do Muquixi foi já identificado um espaço para a construção de seis casas, das cinquenta previstas para a localidade.
O município de Caculama localiza-se a cerca de 50 quilómetros da cidade de Malange e possui uma população estimada em mais de 42 mil habitantes, que se dedicam basicamente à agricultura, caça e pesca.

Tempo

Multimédia