Províncias

Municípios da província com Saúde na Comunidade

Luísa Vitoriano | Malanje

As populações de vários municípios de Malanje estão beneficiar de um projecto de saúde materno-infantil, denominado "Saúde na Comunidade”.

Milhares de doentes de várias localidades passaram a beneficiar do programa de saúde
Fotografia: Eduardo Pedro

Os cuidados médicos já chegaram a Massango, Cangandala, Quirima, CambundinCatembo, Kiwaba Zonji, Cahombo, Cunda dia Base, Marimba, Massango e Quela.
O programa de saúde pública consiste em reforçar e melhorar os cuidados nas especialidades de medicina, ortopedia, estomatologia, oftalmologia, ginecologia e obstetrícia.
O programa de consultas é grátis e prevê assistir 12 mil pessoas. Inclui a testagem de malária, Sida e o rastreio de hipertensão arterial e diabetes. 
Além de consultas e testagens grátis, estão a ser vacinadas as crianças com menos de cinco anos, aconselhamento dos idosos sobre a desnutrição infantil e a promoção de uma saúde segura no seio das comunidades. O projecto “Saúde na Comunidade” faz parte de uma estratégia do Governo Provincial e visa, a curto prazo, aproximar os serviços de saúde das populações residentes nas áreas de difícil acesso.
A directora provincial da Saúde, Lazina Vera Cruz, destacou a importância do programa “Saúde na Comunidade”e sublinhou que vai  permitir assistir os habitantes dos 11 municípios, comunas e aldeias de Malanje.
Para o êxito do projecto, o Governo Provincial de Malanje, Administrações Municipais e Comunais, médicos, farmacêuticos, enfermeiros e outros técnicos de saúde estão mobilizados.
Lazina Vera Cruz disse que a execução do programa “Saúde na Comunidade” está a contribuir para a elevação dos serviços preventivos e curativos, eficazes nas zonas rurais.

Tempo

Multimédia