Províncias

Nível de ensino na região está aquém do desejável

Osvaldo Ferraz e Venâncio Victor | Quéssua

O director provincial cessante da Educação de Malanje, Gabriel Boaventura, considerou que, no que diz respeito aos indicadores quantitativos do sector, os resultados encontram-se abaixo daquilo que eram as projecções de 2012, tendo em conta o número de salas que se pretendia construir e o número de professores a admitir.

Governador de Malanje exige maior empenho e dedicação dos agentes de ensino da região
Fotografia: Eduardo Cunha | Edições Novembro

O responsável apontou ainda o elevado número de crianças fora do sistema de ensino e a quantidade de alunos que se pretendia ver matriculados como outros factores que contribuíram para que se ficasse aquém da meta prevista.
Gabriel Boaventura precisou igualmente que os indicadores qualitativos do ensino na província encontram-se ainda longe de atingir os níveis desejados e que vão ser implementadas medidas que têm a ver com a aplicação das boas práticas do passado, em função dos recursos disponíveis.
O director provincial falava durante um fórum do sector, que decorre sob o lema “Por uma educação de qualidade, lideremos orientados a resultados”, marcado pela apresentação do balanço do plano local de desenvolvimento do sector da Educação e perspectivar as tarefas para o novo quinquénio, tendo como referência o diagnóstico do estado actual do ensino na província. Durante os trabalhos, que decorrem no Instituto Médio Agrário do Quéssua,  os participantes abordam aspectos relacionados à  gestão escolar e liderança nas instituições de ensino, passos para uma gestão de qualidade, liderança, relacionamento humano e motivação no trabalho do gestor escolar.
O governador de Malanje, Norberto dos Santos, considerou a educação como a garantia do desenvolvimento de qualquer país e que a mesma expressão só tem efeitos práticos se os conhecimentos adquiridos derivarem em convicções, que determinem a conduta do indivíduo, de modo a que o trabalho do educador se traduza em competências significativas e com impacto no progresso da sociedade.

Tempo

Multimédia