Províncias

Novas tecnologias melhoram o ensino

Luísa Victoriano e Venâncio Victor | Malange

As novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) constituem hoje um factor potencializador no processo de ensino e aprendizagem, considerou na semana finda, em Malange, o director provincial da Escola Superior Politécnica.

Francisco Jacucha, que falava numa palestra sobre “As Tecnologias de Informação e Comunicação no Processo de Ensino e Aprendizagem”, referiu que as TIC são de uma “grande importância”, já que, a cada dia que passa, o mundo vai conhecendo novos horizontes, possibilitando a troca de conhecimentos e experiências, com recurso a vários tipos de fontes de informação e meios de comunicação digitais.
“As TIC são instrumentos usados para partilhar e reunir informações, tal como para uma pessoa se comunicar individualmente ou em grupo, através do uso de computadores ligados em rede”, referiu Francisco Jacucha, notando que, no processo de ensino e aprendizagem, permitem a transmissão e aquisição de conhecimentos de forma mais rápida, segura, com qualidade e economizando tempo na preparação e planificação das aulas.
O docente assegurou que as TIC facilitam a compreensão dos conteúdos a serem transmitidos aos alunos e na elaboração de trabalhos de pesquisa. “Estas  ferramentas utilizadas por alunos e professores estão a contribuir para que o ensino seja mais motivador e menos monótono”, acrescentou.
Por outro lado, cerca de 50 crianças da Organização dos Pioneiros Agostinho Neto (OPA) visitaram na a direcção provincial da Comunicação Social em Malange.
Durante a visita, enquadrada nas festividades do Dia Mundial da Comunicação Social e do oitavo acampamento nacional da criança, receberam da chefe de departamento de Rádio e Televisão, Fernanda Ribeiro, informações pormenorizadas sobre o funcionamento da Televisão Pública de Angola, Rádio Nacional de Angola, Angop e Edições Novembro.
Fernanda Ribeiro louvou a iniciativa da Organização dos Pioneiros Agostinho Neto e reafirmou o empenho dos órgãos públicos na divulgação dos 11 compromissos do Governo para com a criança.

Tempo

Multimédia