Províncias

Novos autocarros melhoram viagem

A circulação de pessoas e bens nas rotas Malanje/Luanda, Malanje/ Uíje e vice-versa melhorou, desde quinta-feira, com a entrada em funcionamento de cinco autocarros públicos, entregues à empresa privada de transportes ‘’Jodgas’’.

Está mais fácil viajar de Malanje para as províncias de Luanda e Uíje
Fotografia: João Gomes

A circulação de pessoas e bens nas rotas Malanje/Luanda, Malanje/ Uíje e vice-versa melhorou, desde quinta-feira, com a entrada em funcionamento de cinco autocarros públicos, entregues à empresa privada de transportes ‘’Jodgas’’.
O início desta actividade é resultado da entrega de 70 autocarros, em Julho de 2009, à província de Malanje, pelo Ministério dos Transportes.
A abertura oficial da rota coincidiu com a inauguração do escritório da empresa ‘’Jodgas’’, pelo governador provincial de Malanje, Boaventura Cardoso.
Dos cinco autocarros, com capacidade para 52 pessoas cada, três farão o troço Malanje/Luanda e os outros Malanje/Uíje, cobrando uma tarifa de 2.500 kwanzas por passageiro.
O governador provincial de Malanje disse que a entrada em funcionamento dos transportes entre provinciais irá minimizar as dificuldades que a população ainda enfrenta para se deslocar de uma cidade a outra.
Boaventura Cardoso considerou uma valia para a região o funcionamento de transportes entre províncias, pois a linha Malanje/Luanda, e vice-versa, tem sido muito concorrida por várias operadoras.
Por sua vez, o director geral da Jodgas, João Diogo Gaspar, frisou que a abertura destas linhas vai contribuir para a melhoria da circulação de pessoas e bens e para o desenvolvimento da província.
Com a abertura deste escritório foi possível empregar 99 jovens, requisitados no Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional (INEFOP) e Antigos Combatentes.
O director provincial dos Transportes, Correios e Telecomunicações, António de Beça Gaspar, revelou que o sector prevê abrir, através da operadora
SP, a linha Malanje/ Lunda-Norte e Lunda-Sul / Moxico, no decorrer deste ano. Segundo o responsável, ainda este ano a empresa JJR efectuará viagens Malanje/Huambo e Bié, enquanto a “Kukanda” fará a rota Malanje/Kwanza- Sul/Zaire e vice-versa, com cinco autocarros cada, uma numa primeira fase.

Novos autocarros no Tomboco

Dois autocarros públicos, dos quatro entregues ao município do Tomboco, província do Zaire, pela direcção local dos Transportes, começaram a circular na semana passada.
Em declarações à Angop, o administrador municipal do Tomboco, Gouveia Pedro da Silva, informou que os autocarros estão a fazer as rotas Tomboco/Mbanza-Congo/Soyo e Tomboco/Luanda e vice-versa. De acordo com o responsável, a estratégia do Governo angolano, implementada através do Ministério dos Transportes, de entregar às províncias autocarros públicos, vem colmatar as dificuldades na circulação de pessoas e bens. O município do Tomboco é um ponto de passagem obrigatório para quem viaja de Mbanza-Congo (Zaire) para a capital do país. A província do Zaire recebeu em Julho do ano passado 73 novos autocarros.

Tempo

Multimédia