Províncias

Obras trazem benefícios

Francisco Curihingana| Malange

As obras realizadas na estrada de 170 quilómetros que liga Malange a Cunda dia Base melhoraram a vida dos habitantes da região, disse ao Jornal de Angola a administradora municipal.

As obras tornam as viagens entre Malange e Cunda dia Base mais rápidas e cómodas
Fotografia: JA

Joana André realçou que o percurso que era feito em 24 horas se faz agora em duas com consequentes benefícios para a população de Cunda dia Base e que quando forem melhoradas as vias que ligam as comunas de Milando e Lemba o escoamento dos produtos conhece outra dinâmica.
As autoridades da localidade de Cunda dia Base, referiu, têm este ano as atenções centradas no sector da Educação e por isso vai ser construída uma escola do segundo ciclo. A intenção, afirmou, é evitar que os alunos tenham de frequentar aulas no Quela, Caculama ou na cidade de Malange.
A Administração Municipal também tenciona este ano construir casas para professores, que continuam a ser poucos para as necessidades, pois apenas há 129, o que faz com que mais de 800 crianças, a maioria do Lemba e de Milando, estejam fora do sistema de ensino.
Quanto ao sector da saúde, há um posto em cada comuna e, disse a administradora municipal, está previsto instalar infra-estruturas idênticas nos sectores mais distantes da sede do município.
Joana André declarou que o município, além de um médico, tem 17 enfermeiros, mas que são precisos mais 12. As doenças mais frequentes são as respiratórias agudas, diarreias e paludismo.

Tempo

Multimédia