Províncias

Pais convidados a auscultar os problemas dos seus filhos

Filipe Eduardo | Malanje

A Rede de Pais Exemplares Para a Mudança de Malanje (PROMUDA) exortou os pais e encarregados de educação a escutarem os problemas que afligem os filhos, para se evitarem conflitos no lar.

Panorâmica de Malanje onde decorrem acções para se evitar a desestruturação familiar
Fotografia: José Soares

O apelo foi feito pelo reverendo da Igreja Aliança Evangélica de Angola, Lourenço Chinene, que disse ser de grande importância o encontro com os pais e encarregados de educação.
O problema da desestruturação familiar que se vive em muitas partes da nossa sociedade tem de ser resolvido, salientou o reverendo, para quem esta questão se relaciona com a falta de bom relacionamento existente entre pais e filhos, dentro de muitos lares.
Lourenço Chinene exortou os pais a evitarem o exercício de abuso de autoridade e ausências constantes no seio da família, pois põe em perigo o bom comportamento dos filhos e implica vários problemas, como a delinquência juvenil, consumo de drogas e outros males que afligem a sociedade.
Pediu, ainda, aos pais a reverem-se em termos de princípios, assumirem a vida escolar e transmitirem os valores morais que vão fazer dos filhos bons cidadãos.
Se os pais querem ser bem tratados pelos filhos amanhã, devem prestar atenção e assumir o seu verdadeiro papel, porque ser pai não é só gerar filho, é saber educar, conviver, transmitir os valores morais e culturais e também inseri-los na vida religiosa, concluiu o religioso.

Tempo

Multimédia