Províncias

Plano director do sector anunciado em Malange

Luísa Victoriano| Malange

O ministro das Telecomunicações e Tecnologias de Informação, José de Carvalho da Rocha, anunciou sexta-feira em Malange a aprovação do plano director e da legislação do seu ministério.

O ministro das Telecomunicações e Tecnologias de Informação, José de Carvalho da Rocha, anunciou sexta-feira em Malange a aprovação do plano director e da legislação do seu ministério.
O titular da pasta das Telecomunicações e Tecnologias de Informação, que falava durante o encerramento do Conselho Consultivo Alargado do Ministério, no Instituto Agrário do Quéssua, disse que a concretização deste plano vai representar uma grande valia para o sector e garantiu que vai contribuir para os processos de reestruturação da Angola-Telecom.
José de Carvalho Rocha assegurou também que o plano esboçado vai ajudar ao desenvolvimento das infra-estruturas do Ministério das Telecomunicações e Tecnologias de Informação.
Para o êxito do projecto, disse ser necessário o empenho e a formação dos profissionais ligados ao sector.  O III Conselho Consultivo Alargado do Ministério das Telecomunicações e Tecnologias de Informação recomendou a necessidade de uma ampla divulgação das perspectivas e do plano director do sector, das técnicas e a promoção de debates para operacionalização das medidas estratégicas definidas.
Ficou expressa a necessidade de se sensibilizar os departamentos ministeriais e os governos das províncias sobre a importância e a evolução do portal do Executivo e a base de dados a nível nacional, para o desenvolvimento interactivo e transnacional, mediante a disponibilização do formulário online, visando o acesso aos funcionários públicos.
No encontro recomendou-se ainda a necessidade da aprovação do programa de modernização do INAMET e a operacionalização do plano estratégico para o período de 2012-2018.
Durante o encontro, os participantes analisaram temas como os planos director, de desenvolvimento estratégico, o pacote legislativo do sector, o processo de migração digital, o estado de desenvolvimento de infra-estruturas de telecomunicações da província de   Malange, bem como o portal do Executivo no contexto actual.
Apresentação das linhas estratégicas de desenvolvimento do sector durante o período 2011 a 2014, o processo de reestruturação da Angola-Telecom, parcerias público-privadas e os novos ambientes tecnológicos, assim como o seu impacto no relacionamento com o consumidor constaram igualmente dos temas abordados durante o conselho.
O III Conselho Consultivo alargado do Ministério das Telecomunicações e Tecnologias de Informação decorreu sob o lema “Angola rumo à sociedade da informação, com a nova política e novo ordenamento jurídico sectorial”.

Tempo

Multimédia