Províncias

População da região com mais água potável

Venáncio Víctor | Malanje

Mais de 1.500 habitantes do município sede da província de Malanje beneficiam, desde sábado, de água potável, com a entrada em funcionamento de dez sistemas de captação, tratamento e distribuição, inaugurados pelo governador provincial, Norberto dos Santos.

Os novos sistemas de distribuição de água potável foram inaugurados pelo governador
Fotografia: Genivaldo Fonseca | Malanje

Os sistemas, com reservatórios com capacidade para dois mil litros cúbicos cada, construídos no âmbito do Programa Municipal de Combate à Pobreza, foram inaugurados nos bairros da Camoma, Cangâmbo, comuna de Cambaxe, Cambondo Ciuje,sector de Quibinda e Canzalela.
O administrador municipal de Malanje, Osvaldo Naval dos Santos, anunciou a inauguração, em breve, de mais dez sistemas de abastecimento de água no município sede. O administrador pediu aos beneficiários para cuidarem das infra-estruturas postas à disposição pelo Governo.
No bairro da Cangambo, na cidade de Malanje, as pessoas consumiam água que adquiriam dos camionistas com cisternas ou compravam em tanques feitos de betão armado,com o risco de contrair doenças.
O governador provincial inaugurou também as instalações, devidamente apetrechadas, da Administração Comunal de Cambaxe.
Norberto dos Santos observou ainda o andamento das obras da nova central térmica da subestação eléctrica da Capopa, com potência para produzir 19.6 megawatts de energia, cujas obras tiveram início em Maio último e com termo previsto para Outubro próximo. 
As obras, orçadas em 26 milhões de kwanzas, estão a cargo da empresa AE-Energias.
Actualmente, a cidade de Malanje e arredores recebem 22 megawatts de energia e a entrada em funcionamento da central térmica permite aumentar o fornecimento de electricidade e levar a luz às zonas suburbanas.  O governador provincial de Malanje visitou também o Hospital Municipal, no bairro da Carreira, o sistema de captação de água da Guiné e as obras de requalificação do campo de jogos Valódia.
Norberto dos Santos visitou ainda as obras da Escola de Formação de Professores e da Escola Superior Politécnica de Malanje, do Centro de Saúde da Catepa, das 80 casas do tipo T3 em construção no bairro da Catepa para alojar os quadros da província e os trabalhos de reabilitação da estrada que dá acesso ao bairro da Canâmbua.

Tempo

Multimédia