Províncias

População recebe apoios

Venâncio Victor | Malanje

As 17 famílias pertencentes à comunidade de catangueses na aldeia de Camatende, fustigadas pela chuva, receberam no sábado auxílio material.

O  donativo entregue à população pelo Comité Provincial do MPLA, em colaboração com o Governo Provincial de Malanje, é composto por chapas de zinco, instrumentos de trabalho, roupa usada e material didáctico.
O vice-governador provincial para o sector Político e Social, Manuel Campos, referiu que estes bens minimizam as dificuldades da população, que perdeu os seus haveres em consequência das intempéries.Manuel Campos incentivou os habitantes de Camatende a cultivarem a terra, tendo a conta a importância da agricultura como meio de subsistência e factor de desenvolvimento económico, mas a comunidade apenas possui meios rudimentares.
O vice-governador provincial destacou também a importância do ensino para as crianças e adolescentes, bem como a alfabetização de adultos. Domingas Francisco, chefe tradicional de Camatende, manifestou em nome dos habitantes da região preocupação pela escassez de água potável e apelou para a reparação da via de acesso à localidade.
A população consome água salobra retirada de poços artesianos, o que tem provocado o aparecimento de casos de disenteria.
A comunidade recorre à localidade vizinha do Ngolo para receber assistência médica, pois o posto de saúde local só tem enfermeiros. O paludismo, a febre tifóide e a disenteria são as patologias mais frequentes entre os 200 habitantes da aldeia.

Tempo

Multimédia