Províncias

Posto médico de Sautar está a beneficiar de obras

Venâncio Victor|Malange

As obras de construção de raiz do posto de saúde da comuna de Sautar, no município de Quirima, província de Malange, têm o seu fim previsto para o próximo mês.

Autoridades reforçam assistência médica
Fotografia: Jornal de Angola

As obras de construção de raiz do posto de saúde da comuna de Sautar, no município de Quirima, província de Malange, têm o seu fim previsto para o próximo mês.
A unidade sanitária possui capacidade para 12 camas, devendo nela serem prestados os serviços de medicina, pediatria e consultas externas, além de dispor de dependência para o Programa Alargado de Vacinação (PAV).
De acordo com o enfermeiro-chefe do posto médico de Sautar, Raimundo Quiocamba, após a conclusão das obras, serão desactivados em definitivo os serviços prestados por uma estrutura provisória.
As obras, iniciadas em Junho, inserem-se no quadro dos Programas Municipais Integrados de Combate à Fome e à Pobreza.
O responsável frisou na terça-feira que a construção da nova unidade sanitária na região permitirá um melhor atendimento e assistência médica e medicamentosas às populações locais.
A localidade dispõe de apenas dois enfermeiros para um universo de mais de sete mil habitantes. Para alterar o quadro são necessários, no mínimo, mais 15 novos profissionais de saúde.
O posto médico atende em média 20 pacientes por dia. Durante o primeiro semestre do ano em curso, a unidade hospitalar assistiu um total de 4.406 doentes, com as mais diversas patologias.
O responsável manifestou-se preocupado com a falta de unidades sanitárias nas localidades de Saxindel e de Cacole, que ficam a 35 quilómetros da sede comunal.
As doenças diarreicas e respiratórias agudas, reumatismo, paludismo, tuberculose e conjuntivite são as patologias mais frequentes na comuna de Sautar.

Tempo

Multimédia