Províncias

Potencialidades agrícolas destacadas por governador

O governador de Malanje destacou na segunda-feira as potencialidades agro-pecuárias da província, para o fomento de riqueza e melhoria da qualidade de vida das comunidades.

Ao discursar durante o acto de lançamento do novo alvará comercial na província, que contou com a presença da ministra do Comércio, Rosa Pacavira, Norberto dos Santos disse que as riquezas de Malanje se espelham no seu solo e águas.
O governador provincial a­vançou que estes e outros recursos, aliados à aptidão do seu povo para a actividade agrícola, tornam o meio rural privilegiado para o combate à pobreza e a criação de uma base sólida para o desenvolvimento sustentável das populações.
Noberto dos Santos considerou que o Programa Municipal Integrado de Desenvolvimento Rural e de Combate à Pobreza, se apresenta como uma ferramenta fundamental para fazer convergir os esforços e as competências dos seus actores, para gerar bons resultados.
O governador referiu que estes resultados têm sido constatados na melhoria da qualidade de vida da população.
Outra iniciativa que também contribui para a redução da pobreza, de acordo com o governador provincial de Malanje, é o programa de aquisição de produtos agrícolas (PAPAGRO), a ser lançado na província pelo Ministério do Comércio, uma vez que vai solucionar o problema de escoamento dos produtos dos camponeses.
Além proceder ao lançamento do novo alvará comercial em Malanje, a ministra Rosa Pacavira dirigiu a reunião de balanço do Programa Municipal Integrado de Desenvolvimento Rural e Combate à Pobreza de 2013, na qualidade de coordenadora do mesmo.
O PAPAGRO é um programa levado de âmbito nacional, a cabo pelo Ministério do Comércio em todo o país, com o objectivo de comprar os produtos aos camponeses, para que eles possam escoar a sua produção e sair da condição de pobreza.

Tempo

Multimédia