Províncias

Preço do material de construção está a baixar

Sónia Maria | Caculama

Os preços dos principais materiais de construção civil baixaram no município de Caculama, 54 quilómetros a Leste da sede capital da província de Malanje, o que está a contribuir para o surgimento de um novo bairro e a permitir que os antigos habitantes voltem a construir no município, depois de o terem abandonado devido à guerra.

Materiais de construção a preço baixo
Fotografia: Jaimagens

 As construções de casas de carácter provisório começam a diminuir cada vez mais em Caculama, o que está a conferir um novo visual ao município.
Numa ronda efectuada ao mercado municipal e em diferentes estabelecimentos comerciais da circunscrição, o Jornal de Angola constatou que o saco de cimento, antes comercializado a 1.900 kwanzas, baixou para 1.300 kwanzas e a chapa de zinco passou de 2.600 para 2.000 kwanzas.
Os comerciantes afirmaram que a redução nos preços dos materiais de construção em Caculama é fruto do aumento da oferta, pois o município é atravessado pela estrada 230, que liga a capital do país às Lundas Norte e Sul.
Mahamede Abudule, um dos comerciantes da região, disse que adquire os materiais de construção em Luanda, apontando o bom estado da estrada, que torna as viagens mais rápidas, como um dos factores que fazem com que os preços baixem.
Moradores do novo bairro de Caculama dizem que agora é muito mais fácil construir, pois os preços já não são tão elevados como anteriormente. Ana Maria, munícipe contactada pela nossa reportagem, diz que a imagem do  município está a mudar e que quase todos os dias surgem novas construções, pois a distância entre Malanje e Caculama facilita a chegada de materiais de construção e outros produtos, o mais rápido possível, que contribuem para a melhoria do nível de vida da população.
Os munícipes de Caculama, refira-se, hoje já dispõem dos serviços essenciais básicos, como um Hospital Municipal de referência, escolas do segundo ciclo e primeiro nível, farmácias, a­gência bancária, entre outros. 
Em Caculama decorrem várias acções de impacto social para melhorar o nível de vida da população e a imagem da regi~~ao.

Tempo

Multimédia