Províncias

Produtos do campo aguardam escoamento

Francisco Curihingana | Malanje

O chefe de repartição para os assuntos económicos da Administracção Municipal de Cacuso, José Fonseca Coje, disse haver muita produção no município, designadamente batata-doce e rena, além de mandioca, que aguarda por escoamento.

Os comerciantes locais alegam não ter meios de transporte disponíveis para fazerem o escoamento da produção. A actividade comercial levada a cabo no município ainda não é a desejada, pelo facto de não cobrir as necessidades e dimensão do município.
Um total de 21 casas comerciais estão registadas na sede municipal, dez na comuna do Soqueco, cinco na comuna de Quizenga e duas no Pungo Andongo.
No que toca à actividade turística, o município tem enormes potencialidades, como as Pedras Negras do Pungo Andongo,  barragem hidroeléctrica de Capanda e as Grutas de Cacolo.  As Pedras Negras do Pungo Andongo são as mais visitadas por nacionais e estrangeiros. No domínio da hotelaria, o município dispõe apenas de um restaurante que serve os locais e turistas, e uma pensão de 36 quartos, insuficientes para responder à procura, segundo o chefe de repartição para os assuntos económicos. Fonseca Coje lança um desafio aos homens de negócios interessados em investir  para não hesitarem, pois as portas continuam abertas para os receber e contribuir para o desenvolvimento da região.

Tempo

Multimédia