Províncias

Programa chega a Malanje

Luísa Victoriano| Malanje

Um centro de operações de negócios, denominado CON-JOVEM, que visa criar  áreas comerciais organizadas para o fomento de negócios e dinamizar a capacidade empreendedora e o fomento do emprego no seio da juventude, foi inaugurado terça-feira, na cidade de Malanje.

O CON-JOVEM (Centro Operacional de Negócios Jovem), localizado no bairro Cangambo, tem lojas para a venda de frescos e mercadorias diversas, bem como outros serviços.
As obras do referido centro foram financiadas pelo Banco de Poupança e Crédito.
O ministro da Juventude e Desportos, Gonçalves Muandumba, disse que o Centro de Operações de Negócios Jovem é um projecto concreto que tem como finalidade criar emprego para os jovens, no âmbito do Plano Nacional de Desenvolvimento da Juventude, levado a cabo em todo o país pelo Ministério da Juventude e Desportos.
Gonçalves Muandumba disse que o êxito do projecto está na aplicação, responsabilidade e participação direita dos jovens.
O governador de Malanje, Norberto dos Santos “Kwata Kanawa”, que testemunhou o acto inaugural, destacou a importância do projecto, que vai mudar as condições de vida dos jovens. Kwata Kanawa pediu aos jovens contemplados, nesta primeira fase, a incentivarem os demais a abraçar o projecto, para contribuírem para o desenvolvimento da província de Malanje.
O governador pediu igualmente aos jovens malanjinos responsabilidade na gestão e conservação do empreendimento, de modos a servir mais jovens filiados em organizações juvenis.
O presidente do Conselho Provincial da Juventude, Cláudio de Brito Aguiar, disse que a inauguração do centro é a materialização das recomendações saídas no fórum nacional da juventude, realizado no ano passado, na cidade de Luanda.
Os jovens contemplados agradeceram a iniciativa do Ministério da Juventude e Desportos e garantiram trabalhar com zelo e dedicação para prestar um serviço de qualidade e reembolsarem os crédidos cedidos.
A CON-JOVEM é um projecto composto por pequenas lojas equipadas com meios e produtos que serão distribuídos às cooperativas de jovens, para o início dos seus negócios.
O referido projecto é uma parceria entre o Ministério da Juventude e Desportos, Banco de Poupança e Crédito e o Instituto Nacional de Apoio a Pequenas e Médias Empresas.  

Tempo

Multimédia