Províncias

Projecto Aldeia Nova nasce em Malange

Francisco Curihingana|Malange

Um projecto agropecuário vai ser implementado, durante nove meses, no município de Kiwaba-Nzogi, província de Malange, com vista à criação de mais de 2.000 caprinos, para fornecimento de carne à comunidade.

Projecto agropecuário vai ser implementado no município de Kiwaba-Nzogi
Fotografia: Genivaldo Fonseca

Segundo o coordenador do projecto, o israelita Yotan Lobel, prevê-se a produção de mandioca e de ovos.
O projecto, de acordo com o director provincial do Ministério da Agricultura, Pescas e Ambiente, João Manuel, vai instalar tanques de piscicultura para reprodução do bagre, além de 100 estufas, para a produção integrada de hortícolas.
Cem jovens do município de Kiwaba Nzoge e de outros pontos da província de Malange conseguiram o seu primeiro emprego neste projecto. O município de Kiwaba-Nzogi dista cerca de 95 quilómetros a nordeste da cidade de  Malange.
O projecto agro-pecuário Aldeia Nova, cuja implementação começou  em 2003 na localidade do Wako Kungo,  na província do Kwanza-Sul, está voltado essencialmente à criação de animais, produção hortícolas, carne, leite e ovos. O Projecto Aldeia Nova é uma iniciativa do Executivo, tendo como objectivo de médio prazo a renovação da capacidade de produção agro-pecuária nacional e a luta contra a pobreza.

Tempo

Multimédia