Províncias

Rádio chega a Marimba

Francisco Curihingana|Malange

O sinal da Rádio Malange, do grupo Rádio Nacional de Angola , pode chegar, em breve, aos municípios de Marimba e Massango.

De acordo com o director da Rádio Malange, Francisco Pedro, depois da localidade do Songo, que já ouve os diferentes programas da Rádio Nacional, com a instalação recente de repetidores no município do Luquembo, os próximos desafios vão para os municípios de Marimba e Massango.
Francisco Pedro, que falava no âmbito de uma visita que o governador provincial, Norberto dos Santos “Kwata Kanawa”, efectuou à rádio local, assegurou estarem em curso esforços para a extensão do sinal da Rádio Nacional a toda a extensão da província de Malange.
O governador provincial de Malange, Norberto dos Santos “Kwata Kanawa”, enalteceu, na oportunidade, o papel da Rádio local, por constituir um veículo privilegiado de informação e formação das grandes massas.
O governante teceu estas considerações a um grupo de trabalhadores da Rádio Malange, por ocasião das celebrações do 5 de Outubro, consagrado à  Rádiodifusão Nacional de Angola.
Para o número um de Malange, apesar de muitas adversidades, o colectivo de trabalhadores da Rádio Provincial tem sabido desempenhar o seu papel com brio e profissionalismo.
Pediu aos jornalistas locais para se empenharem na sua superação e colocarem-se à altura das exigências da globalização e das transformações  que ocorrem na sociedade.
Reafirmou durante o encontro a disposição do governo local ajudar naquilo que for possível para colmatar algumas dificuldades que este órgão de comunicação vive.
A necessidade da criação de programas que permitem a interacção com o público ouvinte foi destacada igualmente no encontro que Norberto dos Santos manteve com o colectivo da Rádio Malange, e no qual participaram jornalistas, técnicos e pessoal administrativo.
A potenciação dos programas locais em línguas nacionais e a extensão do sinal da rádio local para outras localidades da província foi realçada pelo governante.
“Kwata Kanawa” pediu a criação de espaços de sensibilização dirigidos à população, com realce para a juventude, para a observância de regras da boa convivência na sociedade e o respeito ao património público.
No quadro das celebrações do 5 de Outubro, a direcção e trabalhadores da Rádio Malange vão realizar uma missa de acção de graças dedicada aos trabalhadores da comunicação social local já falecidos.
Os trabalhadores locais prevêm realizar visitas à Cerâmica localizada no bairro da Canâmbua, às fábricas de água mineral no sector do Quissol e à comuna de Quizenga, no município de Cacuso.

Tempo

Multimédia