Províncias

Realçado o crescimento sustentável do município

A administradora do município de Kiwaba Nzoji, Joana de Matos, admitiu no sábado, naquela localidade, que o nível de crescimento das infra-estruturas sociais, com maior realce para as do sector da Educação e Saúde, aumentou significativamente nos últimos tempos, apesar das vicissitudes que o país enfrenta.


Em declarações à Angop sobre as acções da administração desenvolvidas em 2016 e as perspectivas para este ano, a responsável precisou que, fruto das acções levadas a cabo, o município conta com 113 salas de aula, que funcionam em dois turnos.
Para o preenchimento dessas salas de aula, de acordo com a responsável, foram matriculados neste ano lectivo 6.837 alunos, do I e II ciclos do ensino primário e secundário, sendo que mais de 200 professores leccionam no município. Relativamente às perspectivas para o ano lectivo em curso, Joana Matos explicou que a qualidade de ensino tende a melhorar, com a entrada em funcionamento das salas anexas do Centro Pré-universitário (Puniv) e das escolas de formação de professores e técnica de saúde, de Malanje, tendo em conta a formação de um elevado número de jovens nestas especialidades.“Isto constitui uma grande oportunidade para a juventude do município e não só encontrarem em Kiwaba Nzonji várias opções para dar seguimento aos seus estudos, de nível médio”, frisou.
 No que toca ao sector da Saúde, a responsável disse que existem 15 postos de saúde em funcionamento e quatro em fase de conclusão, enquanto algumas unidades aguardam apenas por apetrechamento, o que vem melhorando a assistência aos munícipes.
Outro avanço que Kiwaba Nzoji regista, segundo a administradora, prende-se com o crescimento do sector da energia e águas, com a construção de um sistema de água no sector de Quissua, composto por dois chafarizes e algumas ligações domiciliares.
A construção do referido sistema de água, explicou, vai reduzir a carência e melhorar a qualidade de vida da população, bem como diminuir as enfermidades decorrentes do consumo de água imprópria.
A sede do município de Kiwaba Nzoji está situada a 95 quilómetros da cidade de Malanje. Integra a comuna Mufuma e tem uma população maioritariamente camponesa estimada em 10.000 habitantes.

Tempo

Multimédia