Províncias

Recomendadas políticas para facilitar escoamento

Luísa Victoriano| Malanje

Os participantes do “workshop” sobre a comercialização e escoamento de produtos agrícolas, associativismo e cooperativismo, na perspectiva do desenvolvimento local, que decorreu de 17 a 18  do corrente mês, na cidade de Malanje, recomendaram a criação de medidas que visam o impulso da actividade.

O encontro recomendou igualmente a organização de espaços de diálogo entre os órgãos do Executivo e as comunidades locais, para identificar as principais necessidades que as famílias de camponeses enfrentam no escoamento dos produtos.  Os participantes pediram às entidades privadas e cooperativas apoio para a construção de armazéns e lojas, para facilitar a conservação dos bens agrícolas dos camponeses.
A recuperação das vias secundárias e terciárias que dão acesso aos campos agrícolas, assistência técnica aos camponeses para garantir melhor qualidade dos produtos agrícolas e a aposta numa agricultura sustentável, para contribuir para a diversificação da economia do país, constam também das recomendações saídas do encontro sobre a comercialização e escoamento de produtos agrícolas, associativismo e cooperativismo, na perspectiva do desenvolvimento local. />Os participantes apelaram igualmente ao Governo provincial no sentido de apoiar as pequenas iniciativas criadas pelos jovens no processo de legalização das associações e cooperativas de camponeses, e encorajaram a ADRA a continuar a trabalhar para o fortalecimento do sector agrícola nas suas áreas de intervenção.
Durante dois dias, os participantes discutiram temas relacionados com a comercialização dos produtos agrícolas, experiências dos mercados rurais da província do Uíge, associativismo e cooperativismo.
Ao encerrar o acto, o chefe de Departamento da Direcção Provincial da Agricultura, Pescas e Ambiente, José Zangui, disse que a realização do encontro fortaleceu as competências dos camponeses.
O responsável apelou aos camponeses a porem em prática todos os conhecimentos adquiridos durante a formação, para o crescimento da agricultura, assim como na produção de artigos de qualidade.

Tempo

Multimédia