Províncias

Rede sanitária municipal recebe novos enfermeiros

Adriano Sapalo | Malanje

A rede sanitária no município de Kiwaba Nzoje, 95 quilómetros da sede capital da província de Malanje, vai ser reforçada, em breve, com mais quatro técnicos de enfermagem, anunciou na segunda-feira o director provincial da Saúde.

Unidades clínicas de Kiwaba Nzoje vão dispor de mais técnicos para atender melhor os doentes
Fotografia: José Soares | Edições Novembro

Avantino Sebastião, que falava no termo de uma visita de constatação do funcionamento da rede sanitária local, disse que a municipalidade vai continuar a merecer a atenção das autoridades, para que possa satisfazer cada vez mais as necessidades de assistência médica e medicamentosa da população.
Enquanto isso, o director provincial da Saúde apelou aos habitantes de Kiwaba Nzoje para a necessidade do cumprimento das regras de higiene e de saneamento básico, para se evitar a propagação de determinadas enfermidades como a cólera, paludismo e doenças respiratórias agudas, principalmente nesta época das chuvas. Neste momento, as unidades sanitárias do município de Kiwaba Nzoje debatem-se com falta de energia da rede elétrica e água potável e têm carência de medicamentos.
Outro problema que a instituição enfrenta tem a ver com os constrangimentos causados pelas obras a nível do bloco operatório e da sala de partos. Estas áreas também carecem de quadros especializados.
Relativamente aos recursos humanos, o director provincial da Saúde de Malanje referiu que, além dos quatro enfermeiros para para atender os serviços de pediatria e medicina, a municipalidade vai beneficiar de formação para técnicos do banco de urgência. Avantino Sebastião salientou que acções semelhantes vão ser desenvolvidas nos restantes municípios de Malanje, para controlo e melhor acompanhamento das actividades pelo sector.

Tempo

Multimédia