Províncias

Reforçada humanização no atendimento

Francisco Curihingana | Malanje

O chefe do departamento de assistência médica da direcção provincial da Saúde de Malanje, Adriano António Dembo, reiteirou a importância dos profissionais do sector valorizarem a vida humana.

Adriano Dembo, que  falava no acto de abertura das comemorações do 25 de Setembro, Dia do Trabalhador da Saúde em Angola, prestou homenagem à memória do nacionalista e médico Amércio Boavida e disse ser importante que os técnicos exerçam as actividades “à luz da deontologia profissional” e melhorem a assistência à população, mesmo com as dificuldades do  dia-a-dia, por ser o seu único alvo.
Também lembrou que os profissionais de saúde devem seguir o exemplo do seu patrono, Américo Boavida, no atendimento de pacientes de condição social desfavorável, que abedicou da vida em Luanda de médico bem-sucedido para aderir à luta de libertação nacional, assistindo os refugiados angolanos na actual RDC. No quadro das celebrações do 25 de Setembro, os trabalhadores da Saúde em Malanje participam em várias realizações, entre as quais palestras, visitas aos departamentos de assistência médica, inspecção e secção administractiva, bem como em campanhas de limpeza e embelezamento de várias áreas.
Um torneio de futebol 11 com equipas de trabalhadores do hospitais Geral de Malanje, Materno Infantil e Sanatório e da Direcção Provincial da Saúde faz igualmente parte do programa das comemorações,  cuja cerimónia provincial é no sector da Dama, Caculama.

Tempo

Multimédia