Províncias

Reforçado combate às doenças

A população de Cacuso recebeu insecticidas, raticidas e mosquiteiros para combater as doenças transmitidas por mosquitos, moscas tsé-tsé, caracóis, pulgas, ratos e carraças.

A distribuição inseriu-se nas comemorações do Dia Mundial da Saúde. As actividades alusivas à efeméride realizaram sob o lema “Doenças transmitidas por vectores, pequenas picadas grandes ameaças” e foram coordenadas pela directora provincial da Saúde, Lazina Vera Cruz.
“Os vectores têm disseminado malária, doença do sono, dengue ou elefantíase, que têm contribuído para o agravamento dos casos na região”, esclareceu a directora.
O impacto das doenças transmitidas por vectores é elevado, principalmente nas comunidades rurais onde ainda não há saneamento básico. Lazina vera Cruz pediu à população para se prevenir contra as doenças.
“Cada um deve ter a responsabilidade de velar pelo seu bem-estar social, saneamento básico ao nível das comunidades pelas medidas preventivas que possam vir a concorrer para um ambiente seguro”, recomendou. O Município de Cacuso situa-se 72 quilómetros a oeste da cidade de Malanje.

Tempo

Multimédia