Províncias

Registados vários casos de violência doméstica

Luísa Victorino | Malange

A direcção da Família e Promoção da Mulher (MINFAMU) em Malange registou de Julho a Outubro  111 casos de violência doméstica, 68 dos quais de falta de pagamento de mesadas, afirmou a responsável do centro de aconselhamento.

Madalena Julião disse que dos outros casos registados se salientam 11 de privação de bens, oito de abandono do lar, cinco de chantagem, três de privação de liberdade e dois de ameaça de morte e de desalojamento. Para o Ministério Público foram encaminhados 27 casos, 21 deles  por incumprimemnto de prestação de alimentos. Madalena Julião salientou que que no mesmo período houve nove queixas de homens contra as companheiras e que o centro de aconselhamento regista diariamente entre cinco e seis casos de conflitos no lar causados principalmente pelo uso excessivo de álcool e poligamia.
A responsável do centrto de aconselhamento referiu que contiuam a realizar-se sessões de divulgação da Lei contra a Violência Doméstica, durante as quais se refere a importância de a respeitar e de se denunciarem os conflitos familiares.

Tempo

Multimédia