Províncias

Secretárias falam sobre vícios nas escolas

Luísa Victoriano| Malanje

A Associação das Secretárias de Angola (ASSECA) em Malanje estreia na sexta-feira, na escola Nicolau Gomes Spencer, uma série de palestras que ajudem os alunos a evitarem vícios e outras situações que os prejudicam.

 Nestas “Sextas Solidárias”, a realizar em várias escolas da província, são abordadas, entre outras, questões sobre consequências e formas de prevenção de tabagismo, alcoolismo, uso de drogas, gravidezes indesejáveis, violência doméstica e doenças sexualmente transmissíveis.
Um comunicado da ASSECA refere que nas palestras, destinadas a alunos do primeiro e segundo ciclo do ensino secundário, são recolhidos donativos, como roupas usadas, brinquedos, materiais didácticos e informático, para ajudar orfanatos, lares dos idosos, centros infantis e instituições religiosas.  O documento salienta que a iniciativa tem a parceria do Governo Provincial, bem como das Direcções  da Saúde, da Educação, Ciência e Tecnologia e da Família e Promoção da Mulher.
Os prelectores são quadros da Saúde e da Educação, psicólogos e sociólogos.
A ASSECA em Malanje tem também promovido acções de formação profissional, conferências e campanhas destinadas a sensibilizar as secretárias a tomarem consciência dos deveres e direitos que têm para dignificarem a profissão.

Tempo

Multimédia