Províncias

Serviço Meteorológico com equipamento de alta tecnologia

Venâncio Victor | Malange

O Departamento provincial do Instituto Nacional de Meteorologia (INAMET), em Malange, conta desde Janeiro com novos equipamentos de transmissão de informações climáticas.

O Departamento provincial do Instituto Nacional de Meteorologia (INAMET), em Malange, conta desde Janeiro com novos equipamentos de transmissão de informações climáticas.
A aquisição destes meios resultou do esforço do Governo central, no quadro do apetrechamento e modernização dos serviços meteorológicos em todo país.
De acordo com João Marcolino, chefe do Departamento dos Serviços Meteorológicos de Malange, este sistema serve de maior suporte à área, já que é um equipamento de última geração. Denominado “Messir”, o referido equipamento meteorológico permite a prestação de dados às companhias aéreas que escalam Malange. “O sistema veio tornar célere o processo de transmissão de dados para o centro de previsão de tempo em Luanda”, explicou João Marcolino.
O “Messir” também pode beneficiar qualquer pessoa interessada e que acesse diariamente informações relativas ao tempo na província, a partir de qualquer ponto do universo. Actualmente e segundo informação prestada por João Marcolino, as províncias de Luanda, Cabinda, Huíla e Benguela, que albergaram o CAN, dispõem já deste sistema. Debruçando-se sobre as dificuldades do sector, o chefe do Departamento dos Serviços Meteorológicos de Malange apontou a falta de energia eléctrica como o maior problema de momento. A superação dos técnicos locais, bem assim como a prestação de apoio aos trabalhos de navegação e exploração aérea constam das prioridades para o presente ano.Segundo João Marcolino, Malange produz informações meteorológicas desde os anos 60.

Tempo

Multimédia