Províncias

Serviços básicos na região começam a dar resultados

ADRIANO SAPALO | Malanje

As acções de expansão dos serviços sociais básicos à população do município de Kiwaba Nzoje, província de Malanje, começaram a dar resultados muito mais satisfatórios, a partir do momento que as acções passaram a contar com os préstimos dos Agentes de Desenvolvimento Comunitário e Sanitário (ADECOS), considerou ontem o vice-governador local para o Sector Político e Social.

Manuel Campo, que falava durante a Conferência Municipal sobre Saúde Preventiva e Comunitária, realizada naquela parcela que fica a 95 quilómetros da cidade de Malanje, referiu que os gentes têm assumido um papel privilegiado no que diz respeito ao saneamento básico, educação, segurança alimentar e em questões ligadas à habitação social.
O vice-governador provincial de Malanje para o Sector Político e Social acrescentou que os agentes comunitários estão a ajudar a elevar a qualidade de vida das famílias, principalmente as do meio rural.
O encontro serviu para os participantes abordarem aspectos que têm a ver com a saúde preventiva, comunitária, desenvolvimento local, estágios curriculares, papel dos estudantes no processo de prevenção, educação para saúde, entre outros. Manuel Campo defendeu a necessidade de se redefinir os modelos de actuação Agentes de Desenvolvimento Comunitário e Sanitário  no seu do dia-a-dia, com base nos pressupostos básicos de saúde preventiva para se evitar a contaminação de doenças e melhorar a saúde da população.
O responsável disse que, independentemente da Saúde, o Governo aposta noutros sectores para o bem-estar comum e promover o desenvolvimento social e económico das comunidades. A administradora municipal de Kiwaba Nzoje, Joana de Matos, disse que a conferência visou contribuir para que se ausculte as preocupações das comunidades tendentes à melhoria da qualidade de vida, principalmente das questões de Educação, Saúde e  Saneamento. O encontro serviu para contribuir na mudança de consciência das populações na adopção de boas práticas na comunidade, com vista o desenvolvimento da região nos seus diversos aspectos.

Tempo

Multimédia