Províncias

Serviços clínicos melhores e reforçados

Alberto Domingos | Malanje e Sónia Maria | Caculma

O director provincial da Saúde em Malanje, Pedro José António, realçou o empenho do Governo na construção e apetrechamento de unidades sanitárias, compostas por todos os serviços.

 

As autoridades locais continuam a criar condições de trabalho nos hospitais
Fotografia: Kindala Manuel

Pedro António, que falava no final de uma visita de constatação aos centros médicos do município sede, afirmou que a forma como o Governo Provincial de Malanje está empenhado na construção de unidades sanitárias demonstra uma aposta séria na melhoria dos serviços de saúde.
A visita aos centros médicos da capital da província está inserida nas acções de levantamento para se actualizar o estado de saúde na cidade de Malanje.
O círculo de visita vai estender-se aos restantes pontos da província e instituições que cuidam da saúde, com realce para o depósito de medicamentos e a Escola de Formação de Técnicos de Saúde. “Depois das visitas, vamos notificar os directores municipais da Saúde no sentido de nos prestarem informações coerentes como funcionam as suas repartições”, disse.
O director provincial da Saúde falou da necessidade do recrutamento de mais técnicos no sector que dirige em Malanje, para reforçar o actual sistema da província.  Para se reforçar o actual sistema de saúde, prosseguiu Pedro António, deve-se recrutar mais especialistas de forma a colmatar a carência de técnicos e dar um salto significativo na assistência aos pacientes em toda a extensão da província. Quanto às dificuldades técnicas relacionadas com a falta de alguns equipamentos básicos, no Hosiptal Materno Infantil de Malanje, o director provincial da Saúde disse que esforços, em conjunto com o Governo, estão a ser realizados para que num curto espaço de tempo o problema seja resolvido.
Outra preocupação relaciona-se com a questão da gestão financeira que se tem verificado na unidade sanitária. Técnicos do Ministério das Finanças já acorreram ao local para o levantamento das questões relacionadas com a má gestão das finanças,  no sentido de, num curto espaço de tempo, ser resolvida.
Para a resolução de problemas ligados à falta de água e luz eléctrica que alguns centros médicos do município vivem, o director provincial da Saúde prometeu trabalhar directamente com a Administração Municipal, para a busca de soluções das questões que considerou serem de fácil resolução. “Não podemos ter uma boa saúde com a falta de água ou luz eléctrica”, disse Pedro António, que prometeu a resolução deste problema a breve trecho.

Obras em Caculama

A reabilitação de espaços verdes, passeios, trabalhos de tapa buracos e plantação de árvores constam das acções que são realizadas em Caculama. O administrador municipal adjunto de Caculama para os Serviços Técnicos e Infra-estruturas, Justino António Manuel, disse que estas acções se enquadram no programa de melhoria, mudança, purificação do ar e criação de novas áreas florestais.
Justino Manuel anunciou para breve a construção de um viveiro de plantas, visando reduzir os custos na compra de árvores. Jovens vão ser formados em matérias ligadas à educação ambiental, com o objectivo de estabelecer directrizes para o correcto manuseamento e manutenção das plantas.
“Nós, como Administração Municipal, estamos empenhados em melhorar cada vez mais o modo de vida da população e, por isso, acções do género vão continuar a ser executadas, com vista a contribuir na melhoria das condições de habitabilidade em Caculama”, afirmou.
O administrador adjunto falou ainda da necessidade da realização de campanhas de sensibilização junto dos moradores.
“Se estas campanhas de sensibilização continuarem, temos um município mais limpo e com melhores condições de saneamento”, salientou o responsável.
Avançou que a requalificação das ruas e o crescimento da força de trabalho em alguns sectores e a criação de uma brigada de limpeza, bem como a ampliação da rede sanitária constam das perspectivas da Administração Municipal, para melhorar cada vez mais a imagem de Caculama.
O acesso aos serviços de água deixou também de ser um problema para o município de Caculama, com a entrada em funcionamento de novos furos de água.

Tempo

Multimédia