Províncias

Serviços públicos de saúde registam grandes melhorias

Os serviços de assistência médica e medicamentosa nas unidades hospitalares da província de Malanje vão ser melhoradas,  disse, ontem, em Malanje, o director Provincial da Saúde.

Melhorada a assistência médica na região
Fotografia: Domingos Cadência

Pedro António informou ter sido criado um programa de aquisição de medicamentos, de meios humanos e materiais com suporte financeiro das administrações municipais, para melhorar a qualidade do atendimento aos pacientes. Uma proposta foi apresentada pela Direcção Provincial da Saúde do Governo Provincial de Malanje, no sentido de as administrações municipais custearem as compras destes meios com os seus próprios orçamentos.
A proposta de descentralização financeira insere-se no projecto de clínicas móveis já implantado no município sede da província e que em breve atinge todos os municípios da província, disse o director Provincial da Saúde do Governo Provincial de Malanje.
O administrador municipal de Quirima exortou, na segunda-feira,  as associações e cooperativas de camponeses, a   aumentarem os níveis de produção agrícola e a diversificarem os produtos cultivados.
A região do Songo, da qual o município de Quirima faz parte, é uma zona tradicional de cultivo de arroz, e a Administração Municipal fez no ano passado uma experiência bem sucedida de cultivo do cereal, o que perspectiva o aumento da produção a curto prazo. Os camponeses  da localidade têm dificuldade na evacuação dos produtos do campo para a cidade,  daí a necessidade do programa de aquisição de produtos agrícolas (Papagro) chegar á localidade, disse António Sebastião Soares.
“Hoje a agricultura constitui uma prioridade do país, por isso   é necessário sensibilizar os camponeses e as autoridades tradicionais para o aumento da produção”, concluiu o administrador municipal de Quirima.
Com apenas uma comuna, Sautar, o município de Quirima tem uma população  de  1.100  habitantes, que se dedica ao cultivo de batata-doce, ginguba, milho e feijão, para além da caça e pesca.

Tempo

Multimédia