Províncias

Serviços sociais mais próximos da população

Um Centro de Saúde e um armazém comunitário, seis residências para médicos e uma repartição municipal de Saúde foram inaugurados no município de Kunda-dia-Base, na província de Malanje, pelo administrador municipal, João Tutu Magikigiki.

Com capacidade de 24 camas para internamento, a unidade sanitária comporta salas de internamento, consultas internas e externas, parto e pós-parto, farmácia, laboratório, pediatria, consultório médico, banco de urgência e área de planeamento familiar, entre outras dependências.
O armazém comunitário, também inaugurado, cuja capacidade não foi revelada, foi adjudicado à Repartição Municipal da Agricultura e serve para o armazenamento de inputes e produtos agrícolas.

Autoridades tradicionais

João Tutu Magikigiki exortou as autoridades tradicionais no sentido de apelarem às populações das suas aldeias a evitarem os tratamentos ambulatórios, uma vez que o centro de saúde  inaugurado dispõe de todas as condições necessárias para bem servir os pacientes.
O município de Kunda-dia-Base dista 186 quilómetros a nordeste da cidade de Malanje e conta com uma população estimada em cerca de 46.480 habitantes.
A região é distribuído pelas comunas Sede, Milando e Lemba, que se dedicam essencialmente à agricultura.

Tempo

Multimédia