Províncias

Sistema de abastecimento é reforçado em Caculama

Sónia Maria | Caculama

A capacidade do novo sistema de abastecimento de água potável do município de Caculama, na província de Malanje, vai ser reforçada, nos próximos tempos, anunciou o administrador adjunto.

Abertos novos sistemas de abastecimento
Fotografia: Paulo Mulaza

Justino António Manuel referiu que o sistema de abastecimento de água potável, cujas obras tiveram início neste mês de Abril tem capacidade de bombear 30 metros cúbicos por hora.
O administrador municipal adjunto de Caculama informou  que o sistema funciona com energia solar e foi instalado para minimizar os efeitos da seca e a carência da água na região.
Justino António Manuel disse que a instalação do sistema permite bombear água mesmo no tempo seco, tendo garantido a abertura de ligações domiciliárias em todas as comunidades e bairros na periferia da sede municipal.
As autoridades efectivam o programa de abertura de novos furos de água e a reabilitação de outros, visando dar soluções rápidas aos efeitos da seca e evitar que as populações percorram longas distâncias para se abastecerem.
O chefe de secção municipal da Energia e Águas, Marcos Angelino, salientou que as autoridades elaboraram um projecto que visa reter água no período da chuva. O projecto de abastecimento de água deve abranger, nos próximos tempos, outros bairrosde Caculama, como Camalenda e Buco.
As autoridades administrativas de Caculama garantem a construção brevemente de uma conduta de água para abastecer a população.
O soba da região, João Muala, pediu que no próximo orçamento do município se dê primazia aos projectos dos sectores da Energia e Águas, construção de escolas e postos de saúde.

Tempo

Multimédia