Províncias

Sistemas de água e luz com melhor gestão

Venâncio Victor| Eduardo Cunha| Malanje

A promoção e o asseguramento da correcta gestão e manutenção dos sistemas de energia eléctrica e de abastecimento de água nas sedes municipais e comunais, povoações e aldeias vão ser reforçados nos próximos dias na província de Malanje.

Vários sistemas de captação e abastecimento de água potável estão a ser reabilitados e construídos na cidade de Malanje e arredores
Fotografia: Nilo Mateus

O director provincial da Energia e Água, Jacinto Caculo, que prestou a informação durante o 1.º Conselho Técnico Consultivo Alargado, disse que as referidas acções visam a melhoria do abastecimento de energia eléctrica e água potável.
As decisões do encontro vão contribuir para a elevação dos níveis de abastecimento de água e energia eléctrica à população nas zonas urbanas e rurais, bem como para a sustentabilidade dos projectos do sector.
A direcção provincial vai apoiar as administrações municipais no planeamento e execução de programas, operação e manutenção dos sistemas e na criação de bases de dados.
Jacinto Caculo considerou como precária a distribuição de energia eléctrica nas sedes municipais e comunais, devido a dependência de grupos geradores.
Para superar este problema, disse que o sector deve adoptar as melhores práticas para garantir a sustentabilidade e a operacionalidade dos meios existentes, principalmente no actual contexto que o país vive, que requer maior rigor para a satisfação das necessidades da população. O director provincial disse que o conselho consultivo teve ainda como objectivo a definição dos melhores modelos de gestão e de operação de grupos geradores e sistemas de iluminação pública alimentados por placas solares e dos equipamentos sociais de abastecimento de água. A reunião serviu ainda para acelerar a conclusão do inventário provincial de todos os sistemas de abastecimento de água avariados, com vista à sua recuperação.
O vice-governador de Malanje para a área Económica, Domingos Eduardo, considerou a energia e a água como um sector estratégico para o desenvolvimento da província e do país, destacando os elevados investimentos que estão a ser feitos pelo Executivo.
Domingos Eduardo realçou que a construção da Barragem de Laúca, um dos maiores projectos hidroeléctricos do país e da África Austral, constitui uma oportunidade para a electrificação da província.
O vice-governador destacou a construção e recuperação de sistemas de água em vários municípios, bem como o reforço do abastecimento a partir do rio Cuije.

Tempo

Multimédia