Províncias

Técnicos de Saúde em acção formativa

Genivaldo Fonseca | Malanje

Técnicos da Saúde das províncias de Malanje, Cuanza Norte, Lundas Norte e Sul e do Moxico estão agora melhor preparados para cuidar de casos dificies em várias áreas de atendimento clínico, após terminarem ontem cursos de especialização.

Com duração de nove meses, os técnicos especializaram-se nas áreas de anestesia, partos, nefrologia e de cuidados intensivos, em cursos promovidos pela Escola de Formação de Técnicos de Saúde de Malanje.
O director provincial da Saúde, Pedro José António, considerou que a acção formativa permitiu aos formandos adquirirem conhecimentos que os habilita ao exercício pleno das suas obrigações profissionais, com zelo e segurança.
Aos recém formados, Pedro Jose António pediu para que coloquem em prática os conhecimentos adquiridos e ajudem na promoção da saúde nas comunidades, com vista à redução das mortalidades materna e infantil.
A escola, antes designada Instituto Médio de Saúde, foi inaugurada em Dezembro de 1989 e, até agora, formou 1.840 técnicos em diversas especialidades, com destaque para a enfermagem geral, análises clínicas, radiologia e farmácia.
Em Março de 2014, foram abertos pela primeira vez os cursos de especialização em nefrologia, anestesiologia e cuidados intensivos, com um total de 79 estudantes que durante a formação adquiriram conhecimentos teóricos e habilidades práticas.

Tempo

Multimédia