Províncias

Universidade Njinga Mbande abre em breve em Malanje

Francisco Curihingana | Malanje

A Universidade Njinga Mbande abre em breve, para aglutinar as unidades orgânicas do ensino superior das províncias de Malanje e Cuanza- Norte, desta feita, desintegra-se da Universidade Luegi Ankonde.

Fotografia: DR

O anúncio foi feito no sábado, pelo vice -governador de Malanje para o Sector Político e Social, Domingos Eduardo, durante a cerimónia que marcou o baptismo de “caloiros” que ingressaram no ensino superior, na Faculdade de Medicina e na Escola Superior Politécnica de Malanje.

Segundo o governante, a criação da Universidade Njinga Mbande surge na sequência dos anseios das populações e é uma iniciativa do Ministério do Ensino Superior, para aproximar as unidades orgânicas, contrariamente ao que acontece actualmente, em que a Faculdade de Medicina de Malanje depende da Universidade Luegi a Nkonde, cuja sede está a mais de mil quilómetros, na província da Lunda -Norte.
O projecto, como disse, está avançado e “vem preencher um dos anseios, um dos grandes clamores da população académica e não só, da província de Malanje e do Cuanza -Norte”.
Em relação às infra-estruturas, Domingos Eduardo referiu, que numa primeira fase vão ter de adaptarem-se às condições existentes, mas “há projectos do Ministério do Ensino Superior no sentido de melhorar e expandir as estruturas académicas. No programa de Investimentos Públicos para este ano económico estão previstas obras, no sentido de melhorar as condições estruturais do ensino superior”, realçou.

Notícia em desenvolvimento...

Tempo

Multimédia