Províncias

Via Marimba/Cambo Sunjinje em obras

O troço rodoviário que liga o município de Marimba à comuna de Cambo Sunjinje (município de Cahombo), numa extensão de 110 quilómetros, começou este mês a receber obras de terraplanagem, para posteriormente ser asfaltado.

Na primeira fase o troço entre o município de Marimba e a comuna de Cambo Sunjinji está a ser terraplanado e depois será asfaltado
Fotografia: Benjamim Cândido

As obras estão a ser levadas a cabo pelo grupo empresarial Miamop, com recursos próprios, a serem reembolsados posteriormente pelo Governo.
De acordo com o responsável da empresa Miamop, Monteiro Pinto Capunga, a reabilitação da estrada está num bom caminho, uma vez que foram adquiridos equipamentos modernos e mobilizada mão-de-obra chinesa, portuguesa e angolana, que trabalha para que a empreitada termine nos prazos acordados.
Monteiro Pinto Capunga explicou à Angop que na época chuvosa era difícil chegar por estrada ao município, tendo em conta que fazia-se 10 a 15 dias de viagem, razão pela qual teve o propósito de dar início à obra, para colmatar as dificuldades que a população enfrenta.
“Desde 1973 que esta estrada não sofre trabalhos de manutenção, este ano vamos terminar com a terraplanagem para que no próximo ano comece o processo de asfaltagem”, disse.
De acordo com a fonte, actualmente homens e máquinas estão a trabalhar nos troços considerados críticos e até ao momento oito quilómetros de estrada foram já terraplanados.
Fez saber que as obras, que estão a cargo da empresa de construção civil InterObras, decorrem a bom ritmo, apesar de se terem registado algumas dificuldades técnicas, já ultrapassadas, com a abertura de uma central de exploração de inertes.
Disse que o Governo da província louvou a iniciativa social da empresa Miamop e está a dar todo o apoio para que a empreitada seja concluída.
O responsável disse estarem criadas todas as condições financeiras, materiais e humanas para a conclusão das referidas obras, tendo em conta que foram adquiridos 16 camiões basculantes e 34 máquinas, entre buldózer, moto niveladora, pá carregadora, cilindros, pá escavadoras, entre outros meios.Na ocasião, o encarregado de obras, Raul Alves, disse que estão a ser feitos nesta primeira fase trabalhos de desmatação e de compactação dos solos. A estrada terá 12 metros de largura, sendo 8 de faixa de rodagem e 2 metros de bermas para cada lado.
O administrador municipal de Marimba, Maurício Ambriz, mostrou-se bastante satisfeito com a iniciativa, uma vez que a estrada vai facilitar as trocas comerciais e o escoamento dos produtos do campo para a cidade.
O município de Marimba dista 210 quilómetros da cidade de Malanje e conta com uma população estimada em 30.086 habitantes, distribuídos em duas comunas, Dala Samba e Mangando.
A região é rica em recursos naturais. A população é maioritariamente camponesa e produz essencialmente feijão, batata-doce, mandioca, milho e outras culturas.

Tempo

Multimédia