Províncias

Viagem ao mundo da ciência chega às escolas de Malanje

Venâncio Victor | Malange

Um projecto de carácter sociocultural, denominado “Uma Viagem ao Mundo da Ciência, Tecnologia e Inovação”, que pretende sensibilizar os jovens angolanos para o estudo nas áreas das ciências exactas, com vista a contribuir para o desenvolvimento tecnológico, foi apresentado na cidade de Malanje.

Jovens são incentivados a contribuir para o desenvolvimento tecnológico
Fotografia: M. Machangongo |

O projecto, iniciado no princípio do ano e com termo previsto para Dezembro, é uma iniciativa pioneira do Ministério da Ciência e Tecnologia (MINCT), com parceria do Ministério da Educação.
O projecto é implementado a nível nacional pela empresa “The Bridge Angola”, em parceria com a INOVIA e já passou pelas províncias de Luanda, Benguela, Lunda Norte e Lunda Sul. Em Malanje mais de dois mil alunos são abrangidos pelo projecto.
A directora da empresa executora, Margarida Guerra, diz que o programa é desenvolvido em cerca de 200 escolas do I ciclo do ensino secundário do país, contemplando cerca de 100 alunos com idade acima dos 11 anos. />O projecto é extensivo aos pais e encarregados de educação, às famílias e às próprias comunidades e compreende três fases de execução, designadamente o contacto com as escolas, apresentação de peças teatrais nas escolas, retratando os jovens nas áreas de ciência e tecnologia, e a terceira, que tem a ver com um concurso de redacção subordinado ao tema “O que Eu Quero Ser Quando For Grande e Porquê”.
A última fase vai apurar três candidatos, os melhores de cada província, para a fase final em Dezembro, em Luanda, onde são apurados os três vencedores do concurso a nível nacional.

Tempo

Multimédia