Províncias

Violência doméstica baixa em Caculama

Sónia Maria | Caculama

Os casos de violência doméstica registaram este ano uma diminuição considerável no município de Caculama, a cerca de 80 quilómetros da sede provincial de Malanje, anunciou ontem a responsável da secção municipal da Família e Promoção da Mulher.

Maria Ventura João disse que a redução de casos é resultado das acções de sensibilização realizadas pelas autoridades  municipais.
Durante o primeiro trimestre, o município de Caculama registou dois casos por dia, números que subiram para seis no segundo e quatro nos dois últimos períodos do ano.
Os casos de violência doméstica baixaram de forma considerável em relação ao ano anterior, fruto da tomada de consciência por parte da população sobre as melhores formas de resolução de conflitos quer entre casais, quer a nível de vizinhos.
As palestras sobre o Código de Família e outros instrumentos estão a surtir os efeitos desejados, embora sejam preocupantes os casos de poligamia, um dos factores que propiciam a fuga à paternidade e o incumprimento da mesada.
Os pais e os encarregados devem ser os primeiros a acarinhar, respeitar e estimular os filhos para o estudo e outras actividades úteis à sociedade.
“Eles, os pais, devem contribuir para a educação das crianças e dos jovens, proporcionar melhor nível de vida e uma integração social. ”
Maria Ventura João acredira na mudança de comportamento por parte da sociedade.

Tempo

Multimédia