Províncias

Malanje coloca no mercado toneladas de fuba de bombô

Luisa Victoriano | Malanje

A Companhia Alimentar de Malanje, localizada no sector de Cambondo do Cuiji, município de Malanje, produz diariamente oito toneladas de farinha de mandioca, garantiu ontem ao Jornal de Angola o director da empresa, Francisco José.

Fotografia: JAIMAGENS.COM

A referida empresa produz ainda entre 15 a 20 toneladas de fuba de bombó, quinzenalmente, bem como 50 sacos de ração animal. Francisco José disse que estes produtos são também comercializados nos supermercados da capital do país, Luanda. A Companhia Alimentar conta actualmente com uma produção de 500 hectares de mandioca para ser transformada em fuba de bombó, farinha e ração animal.
Segundo o responsável, a instalação da fábrica na região de Malanje, na localidade do Cambondo do Cuije, permitiu a inserção de mais de 100 jovens no mercado de trabalho.
Assegurou que a instituição vai desenvolver mais esforços para o aumento da produção, com cerca de 250 hectares na próxima campanha agrícola, para responder à demanda. A directora provincial da Família e Promoção da Mulher, Ânsia Salatiel, mostrou-se satisfeita com o funcionamento da unidade, que considerou estar a contribuir para o desenvolvimento da província e na diversificação da economia. />Ânsia Salatiel disse que a visita consta do programa das comemorações de mais um aniversário do Dia da Mulher Africana, que decorre sob o lema “A Defesa dos Direitos das Mulheres para a Promoção da Democracia e da Paz”, a assinalar-se a 31 do mês em curso.
No quadro das celebrações da data, a direcção da Família e Promoção da Mulher vai desenvolver várias actividades, como a realização da feira agro-pecuária, plantação de árvores e debate radiofónico sob tema “O Combate à Pobreza e a Saúde da Mulher”.
A realização da feira da saúde, onde os populares vão beneficiar de consultas grátis, testagem do HIV-Sida, malária, glicemia, hipertensão arterial, distribuição de preservativos e mosquiteiros, assim como a promoção de campanhas de sensibilização sobre o impacto da saúde da mulher no seio das famílias, constam igualmente das actividades a serem desenvolvidas para saudar a data.

Tempo

Multimédia