Províncias

Massango precisa de ortopedista

Madalena

O Hospital Municipal de Massango, situado a 210 quilómetros da cidade de Malanje, necessita de especialistas em Ortopedia, Ginecologia, Nutrição e Psicologia Clínica, segundo o director em exercício da referida unidade sanitária, Santos Cabaça.

Hospital Muncipal de Massango tem apenas três médicos
Fotografia: DR

Actualmente, o hospital funciona apenas com os serviços de Consultas Externas, Pediatria, Medicina Geral e Urgências, sendo a malária, doenças diarreicas e respiratórias agudas e febre tifóide as patologias mais frequentes. 

A unidade sanitária tem capacidade para internar 39 doentes e conta com três médicas angolanas, um enfermeiro licenciado e 15 enfermeiros, que atendem em média diária 100 pacientes. Em entrevista à Angop, o responsável fez saber que, por falta de especialistas, os pacientes são encaminhados para o Hospital Regional de Malanje.

O hospital também não dispõe de banco de sangue e o serviço de raio x não funciona por falta de sala adequada e de especialistas.
O município de Massango dista 251 quilómetros a norte da cidade de Malanje e conta com uma população estimada em 25.800 habitantes, distribuídos pelas comunas de Kihuhu e Quinguengue.

Tempo

Multimédia