Províncias

Matéria passa a integrar os currículos das escolas

O Instituto Nacional de Investigação e Desenvolvimento da Educação (INIDE) vai incluir este ano a disciplina de Empreendedorismo no currículo do I e II níveis das escolas dos municípios do Tomboco e Mbanza Congo.

Governo Provincial dá luz verde à introdução da disciplina de empreendedorismo
Fotografia: Garcia Mayatoko | Mbanza Congo

A coordenadora regional do Programa de Empreendedorismo do INIDE, Julieta de Octávio, disse que o objectivo é fazer compreender a importância desta matéria nas escolas, para a satisfação das necessidades das comunidades.
A disciplina vai ser dada em dois estabelecimentos de ensino do II ciclo, igual número do I e na escola de formação de professores.
A introdução desta disciplina no currículo é também um contributo para o programa de combate à pobreza, redução da taxa de mortalidade de crianças menores de cinco anos e de combate à sida.“Se o Governo, as organizações não-governamentais, o sector empresarial não apoiarem a criação de pequenos e médios negócios pelos alunos, esta disciplina não vai produzir os efeitos que a sociedade espera”, alertou.
O vice-governador para o sector político e social do Zaire, Rogério Zabila, disse que esta disciplina vai auxiliar os alunos a obterem conhecimentos e estratégias para, no futuro, criarem negócios e “permitir-lhes cuidar melhor as suas famílias e satisfazer as necessidades das comunidades”.
Nesse sentido, o responsável garantiu a disponibilidade do Governo Provincial para incrementar este programa na região.

Tempo

Multimédia